Conferência Interparlamentar sobre Desenvolvimento Rural, Agricultura e Coesão Territorial

junho 2021

Partilhar

Imprimir

No âmbito da Dimensão Parlamentar da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), a Comissão de Agricultura e Mar da Assembleia da República, organiza a Conferência Interparlamentar sobre Desenvolvimento Rural, Agricultura e Coesão Territorial.

O objetivo desta conferência é explorar a proximidade entre a política de coesão e a política agrícola comum, procurando, através do reforço da coesão territorial, encontrar soluções para o desenvolvimento rural e da agricultura da União Europeia.

A Sessão de Abertura, pelas 9h15, inicia-se com as intervenções do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues e do Presidente da Comissão de Agricultura e Mar, Pedro do Carmo.

A Sessão 1, com início às 9h30, é dedicada ao tema “Coesão territorial e o Desenvolvimento Rural” . Tomando como caso de estudo o projeto do Alqueva, conta com uma apresentação do Presidente da EDIA, S.A., José Pedro Salema, e com as intervenções da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, do Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional do Parlamento Europeu, Younous Omarjee, da Comissária Europeia da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, e da Presidente da Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local “Minha Terra”, Ana Paula Xavier.

A Sessão 2 tem início às 14h00 e encontra-se subordinada ao tema “A nova Política Agrícola Comum” , contando com a presença da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, do Presidente da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu, Norbert Lins, e do Comissário Europeu da Agricultura, Janusz Wojchiechowski.

Pelas 15h30, realiza-se a cerimónia de encerramento da conferência, que inclui declarações do Presidente da Comissão de Agricultura e Mar da Assembleia da República, Pedro Carmo.

A conferência é pública e pode ser seguida através do site do Canal Parlamento e do site dedicado à Dimensão Parlamentar da Presidência da UE.

Partilhar

Imprimir