Agenda

Vídeo II Conferência Interparlamentar de Alto Nível sobre Migração e Asilo na Europa

Síntese da II Conferência Interparlamentar de Alto Nível sobre Migração e Asilo na Europa

Decorreu no dia 14 de junho a II Conferência Interparlamentar de Alto Nível sobre Migração e Asilo na Europa, organizada sob a égide do Parlamento Europeu e da Assembleia da República. A sessão de abertura contou com a participação do Presidente do Parlamento Europeu, David-Maria Sassoli, do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, do Presidente da Assembleia Nacional da Eslovénia, Igor Zorcic, e do Presidente do Bundestag da Alemanha, Wolfgang Schäuble, bem como de Margaritis Schinas, Vice-Presidente da Comissão Europeia para a Promoção do Modo de Vida Europeu.

A primeira sessão da Conferência versou sobre o impacto da pandemia de COVID-19 nas políticas de migração e asilo, tendo como moderadores, o Presidente da Comissão do Desenvolvimento do Parlamento Europeu, Tomas Tobé, e o Vice-Presidente da Assembleia da República e Vice-Presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias da Assembleia da República, José Manuel Pureza. No debate participaram, como oradores deste painel, António Vitorino, Diretor-Geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e Branko Grims, Presidente da Comissão da Administração Pública Regional e da Autonomia Local, Assembleia Nacional eslovena. Na troca de pontos de vista, os parlamentares focaram os prejuízos económicos decorrentes da pandemia e as consequências que causou nos mais vulneráveis, nomeadamente, os migrantes e apelaram a uma maior cooperação e solidariedade entre os Estamos-Membros para uma abordagem comum e centralizada na gestão da migração, referindo o novo Pacto de Asilo e Migrações e destacando a necessidade de acesso universal às vacinas contra a COVID-19.

A segunda sessão do dia, dedicada à dimensão externa das políticas de migração e asilo, contou com a presença de Eduardo Cabrita, Ministro da Administração Interna, em nome da Presidência portuguesa do Conselho da UE, e Detlef Seif, da Comissão de Assuntos Internos e da Comunidade do Bundestag alemão, tendo contado ainda com o testemunho da organização Operazione Colomba. Este debate, moderado por Juan Fernando López Aguilar, Presidente da Comissão Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos do Parlamento Europeu e por Edite Estrela, Vice-Presidente da Assembleia da República, focou-se principalmente na migração como desafio complexo, que requer solidariedade europeia e internacional, sobretudo no combate ao tráfico de seres humanos e fluxos migratórios diversos, assim como na proteção da saúde dos migrantes na crise pandémica. Foi ainda destacada a necessidade de cooperação com os países de origem, desenvolvimento de parcerias e defesa dos direitos humanos, designadamente através da criação de vias legais de migração e a previsão de um quadro legal de regresso, tendo sido referidos os desafios colocados pelos fluxos migratórios oriundos das Balcãs, da Bielorrússia e da Síria.

No próximo dia 14 de junho realiza-se a segunda reunião da Conferência Interparlamentar de Alto Nível sobre Migração e Asilo na Europa. A Conferência, organizada sob a égide do Parlamento Europeu e da Assembleia da República, em cooperação com os Parlamentos alemão e esloveno, tem como objetivo, promover um amplo diálogo sobre a gestão das migrações na Europa, dando continuidade ao processo interparlamentar lançado em novembro de 2021, aquando da primeira edição desta iniciativa.

Durante a reunião, líderes, decisores políticos e representantes da sociedade civil debaterão o impacto da COVID-19 nos fluxos migratórios, bem como a dimensão externa das políticas de migração e asilo, com enfoque na construção de parcerias abrangentes com os países de origem e de trânsito e na forma de enfrentar as causas profundas da migração e promover um ambiente socioeconómico estável nos países terceiros.

Atendendo às restrições decorrentes da pandemia de COVID-19, a reunião decorrerá por videoconferência.


> Mais informação 

Presidente da Assembleia da República

Eduardo Ferro Rodrigues

Nota biográfica

Presidente do Parlamento Europeu

David Maria Sassoli

Galeria de Arte Urbana


Underdogs

Pixel Pancho e Vhils, 2013

Jardim do Tabaco

Para além da expressiva plasticidade e impacto visual, a GAU, Galeria de Arte Urbana, é, por si só, um museu a céu aberto, permitindo um novo olhar sobre Lisboa, catálogo vivo da diversidade de expressões culturais dos artistas que nela habitam.

A cidade de Lisboa conheceu, no final do século XX, um grande crescimento nas atividades associadas à street art. Na sequência de uma operação de limpeza de inscrições nos edifícios do Bairro Alto, a Câmara Municipal de Lisboa criou, em 2008, um espaço para permitir o exercício livre e criativo da arte urbana. A Calçada da Glória, junto ao Elevador com o mesmo nome e ao Bairro Alto, acolheu estes primeiros desenhos geridos pela Galeria de Arte Urbana.

Depois de uma primeira fase dedicada a vencer resistências, tanto por parte dos artistas, como da população em geral, a GAU começou a ser aceite e a ver o seu papel de “facilitador” reconhecido no meio da street art, o que lhe permitiu chegar a um número crescente de interlocutores e projetos, até se transformar numa plataforma de referência, a nível nacional e internacional.

A Galeria de Arte Urbana, do Departamento de Património Cultural da Câmara Municipal de Lisboa, tem como principal missão a promoção do graffiti e da street art em Lisboa, legalmente enquadrado e segundo uma ótica de respeito pelos valores patrimoniais e paisagísticos, em oposição aos atos ilegais de vandalismo que agridem a Cidade e o seu património.

Do mesmo modo, a GAU procura inventariar estas obras, apoiar a investigação e estudo deste movimento, a sua animação, comunicação e internacionalização, segundo princípios como a efemeridade, a interação e valorização da paisagem, a participação da população e a distribuição geográfica por toda a cidade de Lisboa ou a equidade de oportunidades e liberdade criativa.

Através de uma parceria com a Google Arts & Culture, venha ver como a rua se pode transformar numa tela e a cidade numa galeria, em https://g.co/arts/bmiAb7FT1TYeQjQm8

Contactos

MigrationAsylum-parleu2021@ar.parlamento.pt

Nélia Monte Cid

Assessora Parlamentar da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias

Ricardo Pita

Assessor Parlamentar da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias

Filipe Figueiredo

Técnico de Apoio Parlamentar da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias

João de Campos Coelho

Assessor Parlamentar da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas

Ana de Sousa Barriga

Técnica de Apoio Parlamentar Coordenadora da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas

Gonçalo Pereira

Assessor Parlamentar da Comissão de Assuntos Europeus

Vanessa Garcia

Técnica de Apoio Parlamentar da Comissão de Assuntos Europeus

Bruno Dias Pinheiro

Representante da Assembleia da República junto das instituições da EU

Tel. + 32 (0) 2283 1301

Mobile: + 32 (0) 493 39 99 73

Email: 

bruno.diaspinheiro@natparl.ep.europa.eu

Catarina Ribeiro Lopes

Representante da Assembleia da República no Secretariado da COSAC

Partilhar

Imprimir