O Trio de Presidências é constituído, por um período de 18 meses, pela Alemanha, por Portugal e pela Eslovénia, entre 1 de julho de 2020 e 31 de dezembro de 2021.
Assim, depois da Presidência da Alemanha, no 2.º semestre de 2020, cabe a Portugal assumir a Presidência do Conselho da União Europeia (1.º semestre de 2021), seguido da Eslovénia (2.º semestre de 2021).
A pandemia de COVID-19 constitui um desafio sem precedentes para a Europa e para todo o mundo. As três Presidências estão dispostas a fazer tudo o que for necessário para reforçar a resiliência da Europa, proteger os cidadãos e superar a crise, preservando simultaneamente o modo de vida e os valores europeus, incluindo aplicar todas as medidas adequadas conducentes a uma recuperação sólida da economia europeia, em consonância com uma estratégia de crescimento sustentável e inclusivo que tenha em conta o objetivo de alcançar a neutralidade climática até 2050 e atenda aos significativos impactos sociais e às dimensões humanas.
O Trio está igualmente empenhado em aplicar os princípios do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, nomeadamente através da realização de uma Cimeira Social da UE em maio de 2021, a convite do presidente do Conselho Europeu e sob os auspícios da Presidência portuguesa.
Os principais eixos prioritários do Trio constituído pela Alemanha, por Portugal e pela Eslovénia são:
Em suma, as prioridades das três Presidências são:
PTDownload do Programa do Conselho para 18 meses (PDF)