Museu dos Coches

Berlinda da Casa Real
Viatura de aparato
Sec. XVIII

Partilhar

Imprimir

Ícone do tecido museológico português, o Museu Nacional dos Coches apresenta hoje uma forma bastante diferente da que, em 1904, fora concebida. Naquele ano, o Picadeiro Real, adquirido em 1726 pelo rei D. João V, sofreria obras para a adaptação a museu. O Museu dos Coches Reaes seria inaugurado no ano seguinte, por iniciativa da rainha D. Amélia, que cedo se apercebeu que os automóveis tinham vindo para ficar e quis preservar e expor as viaturas reais guardadas nas cocheiras de diversos palácios.

Com a implantação da República, em 1910, o museu ganha a designação atual e a coleção aumenta a partir do depósito de coches e berlindas da extinta Casa Real, assim como de viaturas provenientes do património eclesiástico.

Mais de um século depois, o museu dos coches é o museu mais visitado em Portugal. Assim, em 2010, o arquiteto Paulo Mendes da Rocha (Pritzker 2006) foi convidado a projetar um novo museu que respondesse às necessidades específicas da coleção, designadamente pela dimensão das peças, e do público que a visita, bem como à ambicionada ampliação do espaço. Inaugurado em 2015, este moderno museu apresenta-se como uma “infraestrutura urbana, que oferece espaço público à cidade”.

Na impossibilidade de, neste momento, podermos oferecer uma visita presencial ao Museu Nacional dos Coches, conheça o museu mais visitado em Portugal através de uma visita virtual, onde poderá apreciar a beleza única desta coleção de autênticos tesouros da História.

Visita virtual ao Museu Nacional dos Coches

Partilhar

Imprimir