O Diálogo Transatlântico e a sua importância para a defesa da Democracia

junho 2021

Partilhar

Imprimir

União Europeia – Estados Unidos da América

O Diálogo Transatlântico e a sua importância para a defesa da democracia

O papel dos Parlamentos

Evento conjunto organizado com a Assembleia República, o Parlamento Europeu e a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos

No dia 29 de junho, a Assembleia da República, com o apoio do Parlamento Europeu e da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos da América, apresenta uma reflexão partilhada sobre a importância do diálogo transatlântico para a defesa da Democracia. A discussão centra-se no papel dos Parlamentos no fortalecimento dos mecanismos democráticos, bem como sobre os desafios que enfrentam as democracias representativas. Este evento é organizado no âmbito da Dimensão Parlamentar da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

O evento é introduzido por mensagens de abertura do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e do Presidente do Parlamento Europeu, David Maria Sassoli, focando-se no diálogo entre a Presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos da América, Nancy Pelosi, e o Congressista lusodescendente Jim Costa, Co-Presidente da Iniciativa Diálogo Transatlântico de Legisladores – que, desde 1972, reúne legisladores europeus e americanos, com o objetivo de manter uma cooperação e um diálogo permanentes entre dois lados do Atlântico.

Esta reflexão interparlamentar constitui uma oportunidade para debater os valores e princípios democráticos que unem a União Europeia, os seus Estados-Membros e os Estados Unidos da América. Todas as intervenções refletem sobre os desafios que as democracias enfrentam nos dois lados do Atlântico e em todo o mundo, numa época de crescente autoritarismo.

Partilhar

Imprimir