Reunião informal com o Vice-Presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, responsável pelo pelouro uma Economia vocacionada para as Pessoas

abril 2021

Partilhar

Imprimir

No âmbito da Dimensão Parlamentar da Presidência Portuguesa, os Presidentes das Comissões de Assuntos Europeus dos Parlamentos nacionais da União Europeia (UE) e do Parlamento Europeu realizaram, a 7 de Abril de 2021, um diálogo informal com o Vice-Presidente Executivo da Comissão Europeia Valdis Dombrovskis sobre a Revisão da Política Comercial e o Mecanismo de Recuperação e Resiliência.

Este encontro, realizado por videoconferência, integra-se num processo de troca de impressões entre os Parlamentos nacionais da UE e a Comissão Europeia sobre diversos temas da atualidade europeia que a Assembleia da República, enquanto atual Presidência, tem procurado aprofundar e segue-se aos já realizados com o Chefe da Task Force da UE para as Relações com o Reino Unido, Michel Barnier, com a Vice-Presidente da Comissão Europeia Vera Jourová, sobre o Plano de Ação para a Democracia Europeia, e com a Comissária europeia para a Saúde e Segurança Alimentar, Stella Kyriakides, sobre a União Europeia da Saúde.

Na sua intervenção inicial, o Vice-Presidente Executivo Valdis Dombrovskis sublinhou que “O pacote de recuperação da Europa e a nova política comercial dão-nos uma excelente oportunidade para sairmos mais fortes da crise.

Os Parlamentos nacionais podem desempenhar um papel fundamental, assegurando que a nossa recuperação seja duradoura, sustentável e inclusiva.

Eles ajudarão a garantir que cada país da UE se estabeleça numa via de recuperação com o equilíbrio certo entre reformas e investimentos. E uma vez que 85% do crescimento global terá lugar fora da UE na próxima década, precisamos de mais comércio para tirar partido desta oportunidade económica - com uma política baseada na abertura, sustentabilidade e assertividade.

Ao ligar os povos e instituições da Europa, os Parlamentos podem ajudar a traduzir estes ambiciosos objetivos em iniciativas políticas em benefício dos cidadãos e das empresas - e da próxima geração.”

Durante o período de debate, os Presidentes das Comissões de Assuntos Europeus dos vários Parlamentos nacionais colocaram questões relacionadas com a elaboração dos Planos nacionais de Recuperação e Resiliência, as prioridades de investimento e de reformas a considerar e a dimensão do Plano de Recuperação, além da ratificação dos recursos próprios da UE. Por outro lado, debateu-se ainda a reforma da Organização Mundial do Comércio e a importância da política comercial para os interesses geopolíticos da UE e para o multilateralismo, além do ponto de situação relativamente a alguns acordos comerciais, como o da UE com o Mercosul e o CETA, com o Canadá.

Partilhar

Imprimir